Mestrado

O Programa de Pós-graduação em Antropologia Social da Universidade UFSC (PPGAS) foi oficialmente criado em 1985 com a separação das áreas de Sociologia e Antropologia que atuavam no Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais desde 1978. O Doutorado iniciou suas atividades em 1999. O PPGAS tem conceito 5 na CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior no Ministério da Educação). O PPGAS está sediado no Departamento de Antropologia, em prédio próprio, na UFSC. Desde sua criação, em 1978, já foram defendidas 135 dissertações de Mestrado. Todos os egressos do curso atuam em ensino e/ou pesquisa na área de Antropologia em diferentes instituições do Brasil e do exterior.

O PPGAS é membro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais (ANPOCS), e seus professores são filiados à Associação Brasileira de Antropologia (ABA). Nos últimos anos, o PPGAS manteve intercâmbio com diversas instituições no país e no exterior, recebendo alunos e professores visitantes. O Programa estrutura-se em 3 linhas de pesquisa, 8 núcleos e 2 laboratórios de apoio que agrupam professores e alunos em vários projetos de pesquisa financiados por diferentes instituições. Os núcleos e os laboratórios contam com a infra-estrutura do Laboratório de Antropologia, no qual estão sediados, e da Biblioteca Central. O PPGAS publica ILHA - Revista de Antropologia; a coleção Antropologia em Primeira Mão e os livros da série ILHA. A seleção para os cursos de mestrado e doutorado é anual e as turmas iniciam suas atividades em março. 

Estudantes estrangeiros que queiram cursar o PPGAS podem candidatar-se às bolsas PEC/CAPES junto à Embaixada Brasileira de seus países de origem no primeiro semestre de cada ano.

O número de vagas ao mestrado é definido a cada ano pelo edital de seleção correspondente. Para concluir o curso o aluno deverá obter um total de 30 créditos, 24 créditos em disciplinas e 6 relativos a dissertação. No primeiro ano do curso o aluno deve cumprir 24 créditos em disciplinas, 12 em obrigatórias (História da Antropologia, Teoria Antropológica I e Métodos e Técnicas de Pesquisa em Antropologia) e 12 em disciplinas optativas. No segundo ano o aluno elabora a dissertação que deverá ser defendida em 24 meses a contar da data de ingresso no curso.

Bolsas de Estudo

O PPGAS/UFSC recebe anualmente quotas institucionais concedidas pela CAPES e CNPq. Estas bolsas são concedidas aos alunos com melhor aproveitamento no curso que preencham os critérios definidos por estas agências, assim como pelo colegiado do PPGAS. Os alunos bolsistas devem realizar Estágio Docência em disciplina da graduação, seguindo a as normas definidas pelo Colegiado do PPGAS.

DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS
DISCIPLINAS OPTATIVAS

A - DISCIPLINAS INTRODUTÓRIAS E GERAIS:

B - DISCIPLINAS METODOLÓGICAS:

C - DISCIPLINAS TEMÁTICAS:

D - DISCIPLINAS EXCLUSIVAS PARA DOUTORADO:

DISCIPLINAS PRÁTICAS